UERJ 2018
 

MUDANÇAS NO VESTIBULAR UERJ 2017

O Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA), órgão da Sub-Reitoria de Graduação (SR-1) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), anuncia as principais mudanças para o Vestibular Estadual 2018.
[1] Resgata-se a lista de livros de literatura
Há décadas os vestibulares do Rio de Janeiro não cobram a leitura de livros de literatura, provocando o desprestígio da literatura no ensino médio e consequente regressão da habilidade de leitura dos alunos. Conforme anunciado há alguns meses na Revista Eletrônica do Vestibular da UERJ, o próximo Vestibular Estadual resgata a lista de livros de literatura. Esta lista se monta a partir de uma consulta pública na própria revista, quando os leitores, alunos e professores indicaram, em cinco grupos de livros, com cinco livros cada, os livros cuja leitura passa a ser cobrada no Vestibular.

MUDANÇAS NO ENEM 2018

Após consulta pública, Ministério da Educação e Inep anunciaram alterações no exame, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro; ENEM  terá redação no primeiro domingo e deixa de certificar conclusão do ensino médio

A edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro, e não mais em um único fim de semana. A novidade é a principal de uma série de mudanças anunciadas na manhã desta quinta-feira (9) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova. 

 

Confira abaixo as mudanças, ponto a ponto: 

Datas

A partir de agora, o Enem – que continuará sendo realizando em dois dias e no formato de provas impressas – passa a ser aplicado em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana.


Redação

A redação passa a ser realizada no primeiro domingo, juntamente com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
No segundo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.


Certificação

O Enem deixa de certificar o ensino médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), que é o exame adequado para esse fim, em uma parceria com estados e municípios.

Segurança

Os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova. A novidade dos cadernos personalizados reforça a segurança dos quatro cadernos diferentes e identificados por cores.

O Enem 2017 terá seu resultado divulgado em 19 de janeiro de 2018 e continuará oferecendo resultados por área de conhecimento, individual de cada participante e da base consolidada para uso nos programas governamentais Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (ProUni), entre outros. Mas não haverá mais resultado do Enem por escola. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.

Fonte: Último Segundo iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2017-03-09/enem-2017-mudancas.html

 EDITAL ENEM 2017