PÁGINA INICIAL DICIONÁRIO          LITERATURA                 QUEM SOMOS              FALE CONOSCO                    100 ERROS               SIMULADOS

Colocação Pronominal

Os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) em relação ao verbo. podem ser colocados de três maneiras diferentes. Antes, no meio e depois do verbo. de acordo com as seguintes regras:

Próclise

Próclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos antes do verbo. Usa-se a próclise, quando houver palavras atrativas. São elas:

Palavras de sentido negativo. Isso não se diz, menina!
Advérbios. Sempre te amarei, Carlinha.
Pronomes Indefinidos. Alguém te falou que eu viria?
Pronomes Interrogativos. Quem te deu esse brinquedo?
Pronomes Relativos Há filmes que nos emocionam.
Pronomes Demonstrativos Neutros. Isso me deixou transtornado.
Conjunções Subordinativas. Espero que me ajudes.

Outros usos da próclise:

01) Em frases optativas (que exprimem desejo):

Ex. Deus te abençoe, meu amigo!
       Que a terra lhe seja leve! (Belchior)

02) Em frases exclamativas:

Ex. Quanto me custa esse amor!

03) Em frases com preposição em + verbo no gerúndio:

Ex. Em se tratando de dinheiro, não fale com ele.
       Aqui, em se plantando tudo dá.

 Mesóclise

Mesóclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos no meio do verbo. Usa-se a mesóclise, quando houver verbo no Futuro do Presente ou no Futuro do Pretérito, sem que haja palavra atrativa alguma. O pronome oblíquo átono será colocado entre o infinitivo e as terminações ei, ás, á, emos, eis, ão, para o Futuro do Presente, e as terminações ia, ias, ia, íamos, íeis, iam, para o Futuro do Pretérito. Por exemplo, o verbo queixar-se ficará conjugado da seguinte maneira:

Futuro do Presente Futuro do Pretérito
queixar-me-ei queixar-me-ia
queixar-te-ás queixar-te-ias
queixar-se-á queixar-se-ia
queixar-nos-emos queixar-nos-íamos
queixar-vos-eis queixar-vos-íeis
queixar-se-ão queixar-se-iam

Para se conjugar qualquer outro verbo pronominal, basta-lhe trocar o infinitivo. Por exemplo, retira-se queixar e coloca-se zangar, arrepender, suicidar, mantendo os mesmos pronomes e desinências: zangar-me-ei, zangar-te-ás...

Lembre-se de que, quando o verbo for transitivo direto terminado em R, S ou Z e à frente surgir o pronome O ou A, OS, AS, as terminações desaparecerão. Por exemplo Vou cantar a música = Vou cantá-la. O mesmo ocorrerá, na formação da mesóclise: Cantarei a música = Cantá-la-ei.

Os verbos dizer, trazer e fazer são conjugados no
Futuro do Presente e no Futuro do Pretérito, perdendo as letras ze, ficando, por exemplo, direi, dirás, traria, faríamos. Na formação da mesóclise, ocorre o mesmo: Direi a verdade = Di-la-ei; Farão o trabalho = Fá-lo-ão; Traríamos as apostilas = Trá-las-íamos.

Obs.: Se o verbo não estiver no início da frase e estiver conjugado no Futuro do Presente ou no Futuro do Pretérito, no Brasil, tanto poderemos usar Próclise, quanto Mesóclise. Por exemplo: Eu me queixarei de você ou Eu queixar-me-ei de você. Os alunos se esforçarão ou Os alunos esforçar-se-ão.

Ênclise

Ênclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos depois do verbo. Usa-se a ênclise, principalmente nos seguintes casos:

01) Quando o verbo iniciar a oração.

Ex. Amo-te loucamente.
      Arrependi-me do que fiz a ela.

02) Com o verbo no imperativo afirmativo.

Ex. Levante-se!
       Diga-me o que aconteceu.
       

Obs.: Se o verbo não estiver no início da frase e não estiver conjugado no Futuro do Presente ou no Futuro do Pretérito, no Brasil, tanto poderemos usar Próclise, quanto Ênclise.

Ex: Eu me queixei de você ou Eu queixei-me de você.
       Os alunos se esforçaram ou Os alunos esforçaram-se.


Saiba mais Colocação pronominal nas locuções verbais